terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Materialise I&D

Nova placa Stryker: Do design para o mercado em menos de 3 meses

Os sistemas de fixação actualmente disponíveis no mercado para tratar fracturas ósseas, geralmente estão disponíveis em formas standard que nem sempre se adequam à anatomia do paciente. Esta situação pode ser problemática em algumas fracturas. Este facto foi observado pelo Prof. Dr. Stockomans, que usou o Mimics para optimizar sistemas de fixação.

A fractura do quinto osso do metacarpo, que liga o dedo mindinho ao punho, é comummente chamada fractura do boxer, uma vez que é frequente em socos de punho fechado.

Fabricantes de dispositivos ortopédicos fornecem aos cirurgiões sistemas de reparação do metacarpo, no entanto, não oferecem uma placa com o desenho ideal para o tratamento desta fractura em particular, resultando geralmente em fixações instáveis.

Depois de observar este problema, o Prof. Dr. Stockmans e a empresa de dispositivos médicos Stryker adoptou o Mimics para fazer diversas alterações de design, tendo em conta a forma anatómica do quinto osso do metacarpo. Ele importou as imagens CT do metacarpo e um modelo 3D do implante no Mimics.

Para projectar uma placa com ajuste anatómico cortou-se virtualmente o implante standard em várias partes com as ferramentas de corte do módulo Mimics Simulation. Depois reposicionou as diferentes partes de forma a obter um ajuste perfeito. As diferentes peças foram consequentemente fundidas para criar um implante totalmente redesenhado.

Graças à versatilidade do Mimics e aos dados de pacientes, o Prof. Dr. Stockmans e a Stryker conseguiram concluir o processo - do conceito ao mercado - em menos de 3 meses. Em situações normais levaria mais um ou dois meses.


Mais informações em: www.distrim.pt - plm@distrim.pt
http://www.distrim.pt/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=124